Lista traz as melhores versões da GTX 970 vendidas no Brasil

27/07/2016

Geforce GTX 970 da NVIDIA já tem algum tempo de mercado e isso significa que todas as fabricantes parceiras da marca já criaram suas versões da placa de vídeo com overclock, apresentando melhor suporte a uma série de tecnologias, além de registros de velocidade um pouco maiores do que aqueles encontrados na GTX 970 padrão. Na lista a seguir, conheça as melhores versões à venda no Brasil sob o ponto de vista da velocidade bruta do processador. Observe que isso não significa que não existam unidades mais rápidas no exterior.

A lista está organizada da mais rápida para a menos rápida, desconsiderando o preço. Entre parênteses você encontra a designação de cada modelo para que possa procurar a placa de vídeo correta, já que algumas delas são oferecidas em várias versões (a EVGA tem seis modelos GTX 970, muitas delas com o selo FTW, assim como a Zotac e as AMP).

 

Gigabyte Xtreme Gaming (GV-N970XTREME-4GD) 

Placa da Gigabyte é a mais rápida GTX 970 disponível no momento (Foto: Divulgação/Gigabyte)Placa é a mais rápida GTX 970 disponível no momento (Foto: Divulgação/Gigabyte)
 

A placa de vídeo da Gigabyte tem a fama de ser a mais rápida de todas as versões da GTX 970. O processador vem com overclock de fábrica, rodando a 1.24 GHz de velocidade, contra os 1.178 da GTX 970 padrão. Nas contas da fabricante, essa velocidade extra é suficiente para fazer com que a placa rode Star Wars Battlefront com 16% mais quadros a cada segundo, algo que garante desempenho mais estável para jogar.

Além da velocidade, o sistema de ventilação da placa da Gigabyte conta com três ventoinhas e leva a assinatura Windforce, usada pela marca em seus melhores produtos. Para usuários mais avançados, há ainda o OC Guru II, aplicativo que permite, com poucos cliques, acelerar ainda mais a GTX 970.

 

GALAX GTX 970 HOF (97NQH6DND2TX) 

GALAX é menos conhecida no Brasil, mas oferece uma boa opção entre as GTX 970 (Foto: Divulgação/GALAX)Galax é menos conhecida no Brasil, mas oferece boa opção entre GTX 970 (Foto: Divulgação/GALAX)

 

A placa da Galax chega perto da Gigabyte com velocidade de 1.23 GHz (se considerar a velocidade de turbo, a placa vai 1.3 GHz). Assim como a anterior, este modelo tem design com três grandes ventoinhas para garantir refrigeração máxima, mesmo em situações em que o próprio usuário resolve acelerar ainda mais a performance do acessório.

A versão HOF tem, no entanto, uma desvantagem na comparação com a placa descrita anteriormente. A peça esquenta mais e deve consumir maior quantidade de energia, já que tem registro entre 160 e 180 watts de TDP. Para comparação, tanto as GTX 970 padrão como a versão Xtreme Gaming da Gigabyte rodam com 145 watts. O maior consumo requer, também, suprimento de melhor qualidade e mais potência: a Galax recomenda fonte de 600 watts contra os 500 watts da versão convencional da GTX 970.

 

Zotac GTX 970 AMP! Extreme Edition (ZT-90107-10P)

Placa de vídeo da Zotac é outra boa opção entre as GTX 970 mais rápidas (Foto: Divulgação/Zotac)Placa de vídeo AMP! é outra boa opção entre as GTX 970 mais rápidas (Foto: Divulgação/Zotac)

 

A placa da Zotac atinge a mesma velocidade do modelo da Galax e seu ponto forte na comparação, ao menos no Brasil, é o fato de que é bem mais fácil de achar do que o modelo da concorrente, menos conhecida no país. Assim como as placas anteriores, a Zotac conta com três ventoinhas para refrigeração mais eficiente.

O selo “AMP!” no produto denuncia sua vocação mais entusiasta e garante que, além do overclock de fábrica, a placa tenha bom suporte e resistência a experiências que elevem a sua performance. Em relação ao consumo, a Zotac divulga uma TDP de 150 watts, apenas 5 apenas da GTX 970 padrão.

 

EVGA GTX 970 FTW ACX 2.0+ (EVGA 04G-P4-3978-KR)

Placa da EVGA tem design com apenas dois ventiladores (Foto: Divulgação/EVGA)Placa tem design com apenas dois ventiladores (Foto: Divulgação/EVGA)
 

A placa da EVGA fica com o quarto lugar em termos de performance, mas é de longe uma das mais caras entre as GTX 970 que o consumidor pode encontrar no Brasil. Em relação ao desempenho, o modelo fica perto das opções anteriores, com velocidades que oscilam entre o piso de 1.2 GHz e 1.3 GHz. Além disso, o produto ostenta o selo FTW (For The Win), que é usado pela fabricante em seus produtos de melhor performance e qualidade.

Entretanto, a placa de vídeo apresenta uma diferença grande em relação às três primeiras: a placa possui apenas duas ventoinhas, algo que pode tornar seu regime de operação mais barulhento. Os dois coolers precisam girar mais para dissipar quantidades parecidas de calor que as placas anteriores, que possuem três ventoinhas.

 

Gigabyte GTX 970 OC Mini ITX (GV-N970IXOC-4GD) 

A mini ITX da Gigabyte não é tão rápida, mas é fácil de achar no Brasil (Foto: Divulgação/Gigabyte)A mini ITX não é tão rápida, mas é fácil de achar no Brasil (Foto: Divulgação/Gigabyte)
 

A placa da Gigabyte não é a quinta mais poderosa entre todas as GTX 970 que você pode encontrar no Brasil, masé a mais rápida entre as GTX 970 no formato mini ITX disponíveis no país (no geral, a Galax fabrica a mini 970 mais rápida de todas, mas essa placa de vídeo é bem difícil de achar por aqui). 

O formato compacto é ideal para computadores pequenos e poderosos para montar e colocar na sala, em um formato mais adequado para quem quer fazer do PC uma central de entretenimento. Em relação à performance, a placa da Gigabyte roda com uma performance melhor do que o design de referência da Nvidia: 1.076 e 1.216 MHz (contra 1.050 e 1.178), apresentando o mesmo regime de consumo, com TDP a 145 watts.

 

Fonte: Filipe Garrett - Techtudo