Caixa de som do PC não funciona? Saiba usar o celular como alto-falante

13/06/2016

A caixa de som do notebook não é essencial para o funcionamento do computador, mas uma possível falha torna impossível a tarefa de assistir a vídeos e ouvir música no PC. O aplicativo SoundWire pretende resolver esse problema ao transformar o seu celular em um alto-falante portátil.

Algo que pode ser útil não só em caso de defeito no laptop, mas se você quiser levar o áudio junto com você ao andar pela casa e deixar o desktop plugado na tomada. Aprenda a usar o aplicativo no tutorial abaixo.

notebook-pc-wi-fi-home (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Veja como usar o celular como auto-falante (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Passo 1. Baixe, extraia e instale o servidor do SoundWire no PC equipado com Windows XP ou superior, ou Linux;

Passo 2. Caso o firewall do Windows peça permissão para o programa funcionar, conceda clicando em “Permitir acesso” na janela pop-up;

Conceda permissão para o SoundWave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conceda permissão para o SoundWave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha a fonte do áudio que deseja enviar ao celular, como alto-falante ou microfone do computador;

Selecionea fonte do som a ser transmitida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecionea fonte do som a ser transmitida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Baixe e instale o aplicativo SoundWire no smartphone Android;

Passo 5. No celular, certifique-se que esteja conectado na mesma rede Wi-Fi do PC e toque no botão central para obter o IP e conectar-se ao computador.

Toque em um botão para começar a ouvir o som do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Toque em um botão para começar a ouvir o som do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A partir daí todos os sons tocados no notebook serão reproduzidos nos alto-falantes do smartphone, incluindo sons de notificações, músicas e outros áudios do sistema. O app para Android tem versão paga e gratuita, mas a única diferença entre elas é a presença ou não de anúncios. A escolha entre as duas opções, portanto, não influencia no funcionamento do recurso.

Fonte: Paulo Alves - Techtudo